Saiba como deixar sua tábua de corte com cara nova

Tabua de corte e carne de madeira

Tá aí uma coisa que nem todo mundo sabe (ou não se preocupa…) é que tábua  de corte pode sim ganhar um “up” no visual. Na verdade, todo tipo de tábua de madeira, como as de frio, de churrasco e de servir. Quem tem xodó pelos utensílios de cozinha sente aquele aperto no coração quando ver qualquer item se acabando ou indo embora de vez, não é mesmo? Mas fique calmo que nós vamos te ensinar a como cuidar bem da sua tábua e dar aquela carinha nova pra ela.

Antes, é bom saber que qualquer tábua de corte da Asteristic recebe acabamento com óleo mineral, que é atóxico e ajuda a selar o grão contra bactéria e a umidade. Além disso, esse óleo é o responsável por dar aquele brilho na madeira. Por isso, quando a sua tábua estiver com aparência desgastada, passe óleo mineral com pano que não solte fiapos ou com luvas descartáveis em direção às veias da madeira.

O mais recomendado é fazer essa hidratação uma vez ao mês, o que evita também rachaduras na tábua de corte. Retire o excesso com papel toalha.

Diversos tipos de tábua de corte de madeira
Diversos tipos de tábua de corte de madeira

Todas as tábuas da Asteristic – seja ela de corte, frios, para servir ou de churrasco – recebem acabamento com óleo mineral e cera de abelha. Esses produtos são atóxicos e protegem a madeira, dando mais vida a sua Asteristic

 

Cera de abelha

Além do óleo mineral, também utilizamos nas tábuas de madeira da Asteristic cera de abelha, pois ela ajuda a selar o óleo para dentro da madeira, além de evitar a proliferação de bactérias. O recomendado é sempre passar a cera depois do óleo, pois ela cria uma barreira impermeável na superfície que segura o óleo por mais tempo, consequentemente, aumenta o período de proteção da tábua de corte.

Acabamento é feito com óleo mineral
Acabamento é feito com óleo mineral e cera de abelha

Na imagem acima é possível ver a diferença de uma tábua antes e depois de termos passado o óleo mineral e a cera de abelha. Os dois trazem vida à madeira, além de protegê-la. Essa é uma tábua de corte da Asteristic feita com dois tipos de madeiras nobres (Abiu e Cumaru)

E os benefícios de utilizar cera de abelha na tábua não param por aí, ela também repara aquelas marcas indesejáveis deixadas pelas facas. Com certeza, você deve ter alguma tábua de corte na sua casa cheia de arranhões, não é mesmo? Então, comece a hidratá-la com óleo mineral e cera de abelha. E não se esqueça de dizer para a gente como foi, combinado?

Como higienizar

Mas não é só isso, algumas atitudes no dia a dia também podem ajudar e muito a deixar a sua tábua rejuvenescida. A começar pelo modo como você a lava. Sabe aquela parte da esponja mais áspera? Então, nunca a utilize para lavar a tábua, e muito menos use esponjas de aço. Nunca a coloque em máquinas lavadoras de louça e nem jogue nela água quente.

Na hora de colocar a tábua para secar, deixe-a na sombra. Nem pense em colocá-la ao sol. O calor pode ressecar a madeira e deixar a sua tábua com aspecto de velhinha. Ah! Outro erro que costumamos cometer é deixar a tábua na posição vertical. Pois é, evite! O melhor é sempre deixá-la na horizontal. Afinal, você não quer que a madeira fique empenada, né?

No blog “Casal Cozinha“, eles também compartilham algumas dicas de como higienizar e hidratar tábuas de madeira para prolongar a vida útil dela e também para não trazer prejuízos a sua saúde.

Tábua de corte: guarde em local arejado

Não é só na hora de lavar que ela precisa de tratamentos especiais, mas na hora de guardá-la também. Sempre deixe a sua tábua em local seco, limpo e arejado. Ambientes abafados, como gavetas e armários, devem ser evitados.

Tábua de corte de madeira teca em tamanhos variados para atender as suas necessidades na cozinha
Tábua de corte da Asteristic de madeira teca em tamanhos variados para atender as suas necessidades na cozinha

Toda tábua de madeira precisa de cuidados especiais, guardá-la em local arejado é fundamental para o prolongamento da sua vida útil. Essas três tábuas da Asteristic foram feitas para cortar todo tipo de alimento como carne, legumes e frutas. Ela é ideal para o preparo da comida no dia a dia da cozinha

Depois de usá-la para cortar um peixe ou qualquer outro tipo de comida que tem odor muito forte, pode ser utilizado vinagre ou limão para eliminar cheiros desagradáveis e bactérias. Não pense que deixar a tábua de molho na água será a solução. Na verdade, isso favorece para que a madeira empene. 

No nosso site, há um guia completo com os principais cuidados a tomar na cozinha com a sua tábua de corte.

Evite contaminação cruzada

Não podíamos deixar de te lembrar que não se deve utilizar uma única tábua para cortar alimentos crus e cozidos. Na cozinha, temos que tomar alguns cuidados para evitar a contaminação cruzada. E uma das medidas preventivas é separar uma tábua para cada tipo de alimento. E, claro, não misture carnes de frango, bovina e suína. Cada uma no seu quadrado, digamos, na sua tábua. Afinal, não adianta você só se preocupar com a “saúde” da sua amiga de madeira e esquecer de cuidar da sua própria saúde, viu?!

Sem lugar marcado

Toda vez que for utilizar a sua tábua, coloque os alimentos em lugares diferentes. Temos o péssimo costume de sempre colocar a comida no centro da tábua e fazer o corte. Isso faz com que as marcações da faca fiquem concentradas num único lugar.

E aí gostou das nossas dicas? Deixa aqui embaixo nos comentários a sua dúvida ou recadinho pra gente ! 😉