Piquenique: saiba o que levar de comida e onde fazer

Tabua de Coração

Engana-se quem acha que piquenique é só para a criançada, adultos também devem e podem fazê-lo. Mas confessamos que, poucas vezes na vida, fizemos piqueniques. Juntos foi apenas um, mas também marcou a nossa história. Comemoramos um Dia dos Namorados comendo muitas coisas gostosas sentados no gramado de um parque no Porto, em Portugal.

Foi nesse dia que pensamos: “Afinal, o que se leva para um piquenique?”. Então, antes de qualquer coisa, vai aqui uma dica valiosa: Se tiver calor, não leve uma palha italiana. Nesse piquenique aí, tivemos a péssima ideia de fazer uma palha italiana para levar. Dá para imaginar como o chocolate ficou após um tempinho no calor, né? Mas, no final, foi tudo lindo e muito romântico.

Detalhes importantes

Não basta ter só comida, seu piquenique também precisará de alguns mimos para deixá-lo bonito e agradável. Separamos uma listinha com alguns itens que te ajudarão nessa tarefa:

Tábua de Madeira Coração Tauari - 113
Esta é uma das tábuas da Asteristic ótima para ser usada num piquenique por ser leve e prática
  • Tábua – Escolha uma que não seja muito grande. Na nossa loja Asteristic, há diferentes tábuas e petisqueiras que podem ser usadas durante um piquenique.
  • Toalha – Uma bela toalha de mesa também valorizará bastante a comida.
  • Pratos, copos e talheres – Se preferir, leve os descartáveis.
  • Sacola – Não se esqueça de juntar todo o lixo.
  • Guardanapo ou papel toalha
  • Protetor solar e repelente
  • Chapéus ou bonés
  • Kit de primeiro socorros – Nunca é demais se prevenir!

 Comida e bebida

Frutas e bebidas naturais são ótimas opções para levar para um piquenique (Foto: Sueleny Amancio)
Frutas e bebidas naturais são ótimas opções para levar para um piquenique (Foto: Sueleny Amancio)

Chegou a parte mais calórica desta conversa (e gostosa, né? rs). Como o piquenique costuma ser feito na hora do lanche da tarde, é recomendado levar coisas leves e práticas como frutas naturais e desidratadas, sanduíches prontos, torradinhas, cupcakes e biscoitos. Ah! E se tiver com disposição, faça uma saladinha de fruta, ela é ótima para dar uma refrescada.

Tábua de Madeira Pão em Tauari - 114
Seja criativo, utilize utensílios divertidos e variados

De bebida, sucos naturais são muito bem-vindos. Não se esqueça de levar água e deixar reservada aquela bolsa térmica ou isopor para colocar a comida e a bebida. Afinal, muitos produtos precisam ficar numa temperatura baixa para não estragar.

A Nívea Salgado no blog “Mil dicas de mãe” compartilha com a gente 10 tipos de comidas deliciosas para essa ocasião.

Local para o piquenique

Lugares como parques, onde há sombras e são afastados do barulho da cidade, são ótimas opções para fazer piquenique. Outro erro no nosso foi o local onde decidimos fazer. Era uma praça bem no meio da cidade, e isso acabou ofuscando um pouco aquela ideia de um encontro tranquilo e calmo.

Escolha um local tranquilo para o seu piquenique (Foto: Sueleny Amancio)
Escolha um local tranquilo para o seu piquenique (Foto: Sueleny Amancio)

Ah! Não se esqueça também de ver a previsão do tempo, já pensou preparar tudo e ser surpreendida com uma chuva? Ufa! Por isso pelo menos a gente não passou. Fique atento ao horário também, o melhor é por volta das 16h, antes disso, dependendo da época do ano, ainda pode estar bem calor e abafado.

Atividades

Além de bater aquele bom papo, durante um piquenique também podemos jogar bola ou mesmo jogos de tabuleiros e cartas. Se o lugar for bem reservado, um som ambiente pode ser colocado. Mas, por favor, jamais deixe o som no volume alto a ponto de incomodar alguém.

No blog “Delas”, há 40 dicas de atividades para fazer ao ar livre, principalmente com as crianças. Basta juntar a galera e a diversão estará garantida!

Piquenique para crianças

Decore o piquenique para as crianças! (Foto: Sueleny Amancio)
Decore o piquenique para as crianças! (Foto: Sueleny Amancio)

Está em alta: comemorar o aniversário num piquenique. A criançada adora, e os pais sentem o alívio no bolso. Sem dúvida, sai muito mais em conta levar a meninada para lanchar num gramado do que fazer aquela festa para pais e filhos num clube. E sabe o que é mais bacana? As crianças vão se divertir do mesmo jeito.

Nós achamos no “Mundo Ovo” algumas sugestões de como decorar uma festa ao ar livre. Tem muita ideia bacana que deixará o encontro ainda mais agradável. Mas não se esqueça que alguns cuidados devem ser tomados quando o piquenique é para os menores:

  • Escolha um local seguro e aberto, mas que dê para vigiar todas as crianças.
  • Comece no meio da tarde, quando o sol estiver mais fraco.
  • Leve um kit com primeiro socorros para caso alguma criança se machuque (sabe que isso não é difícil acontecer, afinal, todos já fomos crianças!).
  • Combine horário para os pais levar e buscar os filhos.
  • Monte uma pequena programação de atividades para que todos possam brincar juntos.
  • Na hora de escolher o cardápio da festinha, lembre de priorizar comidinhas leves e, ao mesmo tempo, que a criançada goste.

Quem convidar para um piquenique?

Não precisa ser apenas uma atividade a dois, mas também não é um evento para um “monte” de gente. De fato, o piquenique é um encontro mais reservado, mas isso não impede de ser um momento para reunir uns dez amigos ou até mais um pouco, quem sabe… Mas a lista de convidados não pode ser exagerada, porque, caso o contrário, o piquenique não será um piquenique.

Sabe aquela imagem de uma toalha no chão e algumas pessoas sentadas ao redor dela conversando e comendo. Então, essa é a magia do piquenique. Por isso, na hora de dar o xeque-mate no número de pessoas, pense bem antes de sair querendo convidar todo o mundo.

Depois de todas essas dicas, chegou a hora de colocar tudo em prática e se divertir bastante no seu piquenique! E, depois, conta pra gente como foi! 🙂