Tábuas de madeira na cozinha: conheça suas vantagens

Tábua de Carne

Muito se fala sobre a utilização de tábuas de madeira na cozinha. Na verdade, elas já são usadas com essa finalidade há muitos anos. Por ser resistente, a madeira foi e é até hoje usada na construção naval e, claro, que ela não poderia ficar de fora de um dos cantos mais aprazíveis da casa.

Uma pesquisa feita pela Universidade de California Davis dos Estados Unidos mostra que não há recomendações para trocar tábuas de madeira por tábuas de plástico. Na verdade, o estudo ressalta que as bactérias que penetram as tábuas de plásticos – por meio dos buracos deixados pelas facas – são mais difíceis de serem removidas, principalmente, quando têm contato com alimentos como gordura de frango.

Tábua de Corte e Carne - 125
Tábua de madeiras nobres, superfície rígida e preparada para durar anos

Essa é uma das tábuas de madeira da Asteristic ideal para servir como estação de corte de alimentos no dia a dia da cozinha. Possui aberturas nas laterais que auxiliam no manuseio.

Uma das grandes vantagens de utilizar tábua de madeira na cozinha é que a própria madeira tem substâncias que atacam naturalmente as bactérias. Diferente das tábuas de plásticos que não tem nenhuma ação natural contra esses microorganismos. O estudo ainda conclui que as tábuas de madeira não fazem nenhum mal à saúde, já as tábuas de plástico têm chances de causar.

E os benefícios não param por aí, viu! Neste post, você conhecerá muitas outras vantagens das tábuas de madeira e ainda terá dicas de coisas gostosas para você servir os convidados com a sua tábua.

Ah! Uma coisa importantíssima: antes de comprar uma tábua de madeira, veja qual é o acabamento dela. Muitos produtos podem ser utilizados na fabricação das tábuas que são nocivos à saúde. E nós temos muito, muito cuidado quanto a isso, todas as tábuas das Asteristic têm acabamento com óleo mineral, que é atóxico.

 

Por que utilizar tábuas de madeira na cozinha?

Engana-se quem acha que tábuas de madeira apenas têm beleza. É claro que elas são lindas e dão um toque especial na cozinha. Mas não é somente por isso que devemos utilizá-las. Elas têm outras qualidades que as valorizam ainda mais. 

Tábua de madeira para corte de alimentos
Tábua de madeira para corte de alimentos

Essa é uma tábua da Asteristic feita com cinco tipos de madeiras (Roxinho, Peroba Mica, Cumaru, Jatobá e Abiu) que pode ser utilizada no dia a dia para cortar legumes, temperos, frutas ou carnes. Ela tem quatro pés que a fixam bem em qualquer base, seja na pia ou numa mesa, você poderá cortar os ingredientes perfeitamente, sem que a tábua fique “sambando”.

  • Fácil higienização:

    Assim como qualquer outro item na cozinha, com as tábuas de madeira também precisamos ter cuidados especiais. Por isso, é recomendado fazer a higienização do produto frequentemente. E, olha, é muito fácil! Basta jogar vinagre ou limão em toda a tábua. Deixe por alguns minutos e, depois, retire com a água e a seque bem com pano seco ou papel toalha. Isso ajuda a eliminar bactérias e tirar possíveis odores indesejáveis.

    O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda a utilização de uma solução de sabão, cloro e água para a higienização das tábuas de madeira. Faça a mistura e a passe na tábua, deixando agir por alguns minutos. E, claro, depois não se esqueça de secar bem a tábua.

  • São Biodegradáveis

    Diferentemente das tábuas de plástico e de vidro, que podem demorar mais de cem anos para se decompor, as tábuas de madeira, digamos, que são amigas da natureza. Quando você joga fora uma tábua de madeira, o próprio meio ambiente fará a decomposição dela, de forma natural, sem impactos negativos. E não é só isso, muitas tábuas são feitas com madeiras de reflorestamento. O que significa que a árvore cortada havia sido plantada exatamente para isso, portanto, não houve desmatamento. Conheça as tábuas da Asteristic que são feitas com madeiras de reflorestamento.

  • Praticidade

    A cozinha é um dos ambientes da casa onde mais acontecem incidentes, não é mesmo? Por isso, devemos ter algumas precauções. As tábuas de madeira evitam exatamente “acidentes” na cozinha. Isso porque não há possibilidade de elas machucarem você, ao contrário das tábuas de vidros, que podem cortar as mãos ou até mesmo ocasionar algo pior.

  • Evitam desgaste da faca

    Para manter a lâmina da faca mais protegida e afiada por mais tempo, o recomendado é utilizá-la em tábuas de madeira, nunca em tábuas de vidro.

Evite contaminação cruzada na cozinha

Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos cometendo algumas “falhas” enquanto estamos cozinhando, não é mesmo? É a comida que passa do ponto ou falta tempero… Mas uma coisa que não devemos esquecer de jeito algum é o de separar alimentos cozidos dos crus.  Nunca devemos colocá-los na mesma tábua.

Tábua de Corte com Alça de Couro - 128
Separe uma tábua para alimentos crus e outra para alimentos cozidos

Tábua de madeira Teca feita pela Asteristic. Ela tem uma alça em couro que auxilia no manuseio, além de dar um toque especial à sua estação de corte.

Ao utilizar uma tábua para alimentos já prontos como pão e outra para carnes cruas, aves e frutos do mar, isso impede, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que as bactérias presentes nos alimentos crus numa estação de corte contaminem alimentos que não precisam de cozimento.

Evitar a contaminação cruzada na cozinha é muito importante. Afinal, é a sua saúde e dos seus familiares que estão em jogo.

Madeira Teca: excelente para cozinha

Como se não bastasse ser linda, a madeira Teca tem muitas outras qualidades que a destacam no mercado como excelente madeira para ser utilizada na cozinha. Não é à toa também que muitas tábuas e petisqueiras da Asteristic são feitas de madeira Teca.

Tábua de madeira para cozinha em formato de hexágono
Tábua de madeira Teca para cozinha em formato de hexágono

Essa é uma das tábuas da Asteristic feita com madeira Teca. Ela tem um detalhe circular que auxilia no manuseio, ajudando também na hora de servir os convidados.

  • Resistente à água e a bactérias

Por ser resistente à água, a madeira Teca é muito utilizada no mundo inteiro em produtos de cozinha, móveis e também na construção de embarcações marítimas. Mas não é somente por isso, ela ainda produz óleos naturais que a protegem de podridão, bactérias, fungos e mofo. Sem dúvida, é uma qualidade muito importante para a cozinha.

  • Durabilidade

Como a madeira Teca é muito resistente, os produtos feitos com ela duram anos e anos. Sabe aquele objeto que passa de gerações para gerações numa casa? Então, as tábuas de madeira da Asteristic também são assim para quase toda a vida. Outra grande qualidade delas é que as marcas de faca ficam menos aparentes em relação às outras tábuas de madeira.

  • Tábuas de madeira de reflorestamento

A Teca é uma madeira de reflorestamento, certificada. Diferente das outras madeiras que são retiradas de florestas nativas, ela é plantada e cultivada exatamente para o corte. Depois de cortada, outra árvore é plantada no seu lugar.

  • Aparência única e bela

A Teca ainda tem outra vantagem: ela é única. Cada pedacinho da madeira Teca tem um “desenho” próprio. Por isso, você nunca encontrará uma tábua da Asteristic igual a outra. Por mais que o design seja semelhante, a composição formada pelos grãos da madeira Teca nunca é a mesma. O que a torna sempre singular.

Petisqueira da Asteristic feita com madeira Teca de reflorestamento
Petisqueira da Asteristic feita com madeira Teca de reflorestamento

Para receber os amigos e familiares em alto estilo, esta petisqueira da Asteristic é ideal para serem servidos diversos tipos de petiscos, afinal o anfitrião precisa agradar o gosto de todos os convidados, não é mesmo?

Ao escolher uma tábua de madeira Teca da Asteristic, você estará, sem dúvidas, dando uma personalidade única à sua cozinha e a deixando ainda mais bonita.

Por que escolher tábuas de madeira da Asteristic?

Agora que você já conheceu as vantagens de utilizar uma tábua de madeira na cozinha, está na hora de saber também o porquê usar uma Asteristic.

  • Têm acabamento atóxico

    Todas as tábuas, petisqueiras e gamelas da Asteristic têm acabamento com produtos que não fazem mal à saúde. A segurança alimentar sempre foi nossa prioridade desde quando começamos a produzir nossas primeiras tábuas de madeira. Além do óleo mineral, também utilizamos verniz atóxico. Ambos são permitidos de  serem utilizados em produtos que têm contato com alimentos por não serem nocivos à saúde.

    Acabamento é feito com óleo mineral e verniz atóxico
    Acabamento é feito com óleo mineral, cera de abelha e verniz atóxico
  • São feitas à mão

    Quando um produto é feito artesanalmente indica que há um alto controle de qualidade. Nossa produção é feita em poucas séries exatamente para garantir a qualidade e durabilidade em cada tábua, petisqueira ou gamela.

    Há um longo processo na criação de uma tábua de madeira da Asteristic. Escolhemos cautelosamente qual madeira vamos utilizar, depois cortamos ela no formato que desejamos, lixamos a madeira diversas vezes até que ela fique com uma superfície bem lisa. No final, hidratamos a madeira com óleo mineral.

    Desde a ideia até que ela vire um produto e chegue às suas mãos, é tudo, tudo feito por nós. Sem dúvida, em cada produto da Asteristic há um pouco da nossa personalidade e do nosso desejo de que bons momentos aconteçam quando você estiver com a sua Asteristic.

    Todos os produtos da Asteristic são feitos à mão
    Todos os produtos da Asteristic são feitos à mão
  • São exclusivas e originais

    Como não somos uma fábrica, não produzimos milhares de produtos iguais. Muito pelo contrário, são feitas pouquíssimas unidades da mesma tábua, petisqueira ou gamela. E uma coisa podemos garantir: nunca é o mesmo produto. O design pode ser o mesmo, mas os nós e os grãos de cada madeira tornam a sua tábua de madeira única. Por isso, em cada produto vemos uma beleza exclusiva.

  • São de madeiras nobres

    Utilizamos madeiras nobres e de reflorestamento. Isso significa que nossas tábuas são feitas com madeiras resistentes e ideais para cozinha. E não é só isso, as madeiras de reflorestamento são de árvores que não foram cortadas de uma floresta nativa.

    Elas vêm de florestas onde todas as árvores foram plantadas para serem cortadas. E quando isso acontece, outra em seu lugar é plantada para repor a natureza. Além da madeira Teca, também utilizamos outras madeiras nobres como Abiu, Cumaru, Jatobá entre outras.

Tábuas em formatos criativos

Você já deve ter visto vários formatos e tamanhos de tábuas de madeira para cozinha e deve ter se perguntado: “Para que serve cada uma?”. Antes de qualquer coisa, é bom saber que não existe uma regra em relação a isso. Você pode usar a sua tábua para diversas ocasiões.

A cozinha é um dos cantos da casa onde podemos deixar registrado o nosso gostinho por decoração, não é mesmo? E as tábuas de madeira da Asteristic são todas projetadas pensando nisso. O design dos produtos são modernos e, com certeza, vão dar mais personalidade à sua mesa.   

Separamos algumas comidinhas gostosas que podem ser servidas nas tábuas de madeira durante um encontro entre amigos e familiares. Se a sua ideia é servir salaminho, queijo, brusqueta e outros tipos de petiscos, há algumas tábuas de madeira da Asteristic que vão deixar ainda mais atraente esse “tira gosto”, vejá só:

 

Tábua de madeira para salames e outros petiscos
Tábua de madeira para salames e outros petiscos

Essa é ideal para servir salaminho, por ser uma tábua fina e comprida, o salame pode ser colocado fateado ou inteiro. É uma tábua de madeira leve e com um design mais livre.

Renove sua cozinha com tábuas de madeiras criativas
Renove sua cozinha com tábuas de madeiras criativas

De tamanho mediano, essa tábua é ótima para servir biscoitos  e pães com pastinhas. Ela pode ser usada na hora de colocar na mesa a entrada da refeição. Sem dúvida, dará um toque ainda mais elegante ao almoço ou jantar.

Dê personalidade à sua mesa
Dê personalidade à sua mesa

Essa é uma tábua feita no formato de balão de conversa, afinal, ao redor de toda mesa, há sempre um bom papo rolando, não é mesmo?

Esta é uma das nossas tábuas de madeira de reflorestamento

Leve e prática, essa é uma das diversas tábuas de frios da Asteristic que são ideias para serem utilizadas naquele encontro entre amigos.

Tábuas de madeira para corte

Nós separamos alguns modelos de tábuas de madeira que são para ideias para cortar alimentos. Elas têm espaço suficiente para cortar diversos alimentos ao mesmo tempo, agilizando seu trabalho na cozinha. E quando a casa está cheia, aí mesmo que precisamos de mais espaço, né?

Na nossa loja virtual, é possível encontrar muitos outros produtos que vão te ajudar na hora de preparar aquele almoço ou jantar para a galera e ainda deixarão a sua cozinha mais elegante.

 

Todos os produtos da Asteristic são feitos à mão
Todos os produtos da Asteristic são feitos à mão

Essa é uma tábua grande (73cm x 17cm x 2.5cm), onde dá para serem cortadas carnes, legumes, frutas e tudo de gostoso que há para comer. Ela é feita com madeira de reflorestamento Teca.

tábuas de madeira teca em tamanhos variados para atender as suas necessidades na cozinha
tábuas de madeira teca em tamanhos variados para atender as suas necessidades na cozinha

Essa é uma tábua de madeira Teca, também ótima para cortar diferentes tipos de alimentos. Há três tamanhos disponíveis na loja da Asteristic para atender a todas as suas necessidades.

Como cuidar das tábuas de madeira

Alguns cuidados devem ser tomados no dia a dia para manter a sua tábua de madeira sempre com boa aparência e higienizada. Compartilhamos aqui dicas de como cuidar da sua Asteristic.

Depois de tomar todos esses cuidados, a sua tábua de madeira terá uma vida prolongada e com qualidade. E, claro, vocês, juntos, produzirão pratos ainda mais deliciosos.

Quer receber muitas outras dicas como essa? Siga a gente no Instagram e no Facebook, compartilhamos lá todos os dias novidades da nossa oficina.Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar