Como fazer churrasco: aprenda sem mistérios

Tabua de Corte de Madeira

Huuum… Como é bom comer aquela carninha assada na churrasqueira com vinagrete. Encontrar amantes de carne é fácil, o difícil é achar pessoas que realmente saibam como fazer churrasco. É verdade que essa não é uma tarefa para qualquer um, mas também não é nada de outro mundo.

Nós separamos para você algumas dicas de como fazer churrasco, desde os ingredientes necessários até os cuidados a serem tomados para não estragar aquele encontro no final de semana entre amigos e familiares. Mas, ó, antes que você nos leve a mal, não existe um dia da semana específico para fazer churrasco, qualquer dia é dia, viu!

Tábua de Churrasco Personalizada da Asteristic
Tábua de Churrasco Personalizada da Asteristic

Antes de qualquer coisa, lembre-se que o churrasco não é simplesmente uma refeição, muitas das vezes, é um momento em que você irá receber algumas pessoas na sua casa. Então, por isso, é bom lembrar de deixar tudo arrumadinho e preparado para a ocasião.

  • Escolha algumas músicas para animar o ambiente.
  • Prepare alguma entrada para ser servida, já que a carne e as outras delícias do churrasco podem demorar para ficarem prontas.
  • Se for um churrasco para poucas pessoas, organize as mesas e cadeiras de um jeito em que todos possam participar da conversa.
  • Tenhas em mãos uma faca bem afiada e um pegador para carne.

Tábuas para churrasco

Como fazer churrasco sem tábua? É, claro, que não pode faltar também num churrasco as tábuas de madeira. De preferência, deixe reservada uma para o corte das carnes e outra para servir as pessoas. Nós separamos algumas tábuas da Asteristic que são ótimas para serem utilizadas nesse tipo de ocasião. Afinal, não basta só a comida estar gostosa, mas ela também tem que ser bem servida!

Tábua de Frios - 121
Tábua de Churrasco para te ajudar nos cortes das carnes

Esta tábua é exclusiva do churrasqueiro! Ela é ideal para cortar os alimentos. Por ser grande, há espaço suficiente para cortar carnes, linguiça e tudo que tem direito no mesmo momento. Não é ruim quando queremos cortar um monte de carne, mas não tem espaço na tábua? Então, com essa daí, não haverá problemas!

Tábua de Carne e Corte - 110
Tábua de Carne da Asteristic em formato de duplo trapézio

Outra tábua ótima para ser usada num churrasco é esta em formato de duplo trapézio. Ela tem um detalhe circular que auxilia no manuseio, podendo ser usada no preparo da carne ou para servir a comida durante o churrasco.

Esta é uma tábua grande (45.5 x 31 x 2.5 cm), onde dá para serem cortadas carnes, linguiça e, claro, aquele pão de alho delicioso.

Da refeição à sobremesa

E aí está ficando craque em como fazer churrasco? Calma! Que tem mais dicas. Além da carne, linguiça e pão de alho, é sempre bom preparar alguns acompanhamentos, como arroz, farofa, maionese e vinagrete. Tem gente que quando vai a um churrasco, come apenas carne, já outros preferem fazer a refeição completa, principalmente, se o encontro acontecer na hora do almoço.

Ah! É bom também oferecer algum tipo de salada. E se tiver algum convidado vegetariano, a dica é colocar legumes na churrasqueira, como tomate, cebola, batata, milho, beringela e abobrinha. Sim! Pode confiar que fica uma delícia.

E as gostosuras não param por aí não! Você ainda pode preparar um molhinho barbecue para dar aquele gostinho de sabor forte e adocicado na comida. Além disso, nada mal assar um queijo coalho na churrasqueira. Ai, gente, é bom demais!

De bebida, é sempre bom agradar todos os gostos, por isso, nunca ofereça apenas refrigerante. É muito ruim para quem não bebe refrigerante ter que tomar água num pleno churrasco. Por isso, ofereça também sucos. E, claro, se a galera gosta de uma cervejinha, então, ela não poderá faltar.

Depois de comer tanta coisa gostosa salgada, é a vez de mudar o gostinho na boca com um docinho. É bom que a sobremesa do churrasco seja algo rapidinho de fazer e também não pode ser algo muito pesado, até porque, nessa hora, as pessoas costumam já estar bem cheias. Então, nada mal grelhar rodelas de abacaxi na churrasqueira ou ainda banana para comer com sorvete. Huuum, é uma delícia!

Receita de pão de alho

No churrasco, tem que ter pão de alho
No churrasco, tem que ter pão de alho

Como o pãozinho de alho é um dos itens que não pode faltar num churrasco, vai aqui uma receita de como prepará-lo.

  • 6 pães franceses (médios)
  • 2 colheres de sopa de alho picadinho
  • 1 vidro pequeno de maionese
  • 1 colher de sopa não muito cheia de orégano
  • 1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
  • 1/2 xícara de chá de parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto

Misture num recipiente a maionese, o orégano, o alho, o cheiro verde, o sal e a pimenta. Depois, corte o pão na direção horizontal, formando pequenas fatias. Mas, atenção, não desprenda uma parte das outras. Agora, passe a mistura feita entre as fatias, pode caprichar! Por último, polvilhe sobre os pães o parmesão ralado. Agora, é só deixar na churrasqueira por alguns minutinhos.

Dicas de carnes

Quem é que nunca ficou com dúvida quando chegou a sua vez de ser atendido no açougue? É nessa hora que nos questionamos: “qual carne para churrasco devo comprar?”. Engana-se você que pensa que apenas a picanha e o contra-filé são as melhores para colocar na churrasqueira. Há outras carnes bovinas que também servem para churrasco e ainda tem uma vantagem: são mais baratas. E claro que carnes de porco e de frango também são muito bem vindas na churrasqueira. Há vários cortes, e é bom conhecer cada um deles. 

  • Maminha: Essa é uma carne macia, saborosa e suculenta. Quem gosta de uma gordurinha, vai se deliciar ainda mais, porque a maminha é uma das partes do boi com maior concentração de gordura. Ah! O corte deve ser feito sempre contra as fibras da carne, caso contrário, ela poderá perder a sua maciez.
  • Fraldinha: Diferente da maminha, essa é uma opção para quem não gosta das gordurinhas. A fraldinha é conhecida pela ausência de gordura, leveza e maciez.
  • Picanha: A picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileiro. Queridinha por muitos amantes do churrasco, ela tem carne macia e é suculenta. Além disso, a gordurinha também é o seu ponto forte.
  • Asinhas de frango: O franguinho, digamos, é uma carne mais leve diante das outras já mencionadas. Uma asinha de frango bem grelhada na churrasqueira é uma delícia!
  • Costelinha: Seja de porco ou de boi, a costelinha é muito bem vinda num churrasco, mas é preciso ter paciência porque o tempo para cozinhá-la é mais longo. Ela pode ser temperada apenas com sal grosso ou ainda com alguns condimentos especiais. O molhinho barbecue cai super bem numa costelinha, fica a dica! 😉

Aprendeu a como fazer churrasco?

Depois de todas essas dicas, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre esse hábito que já está enraizado na nossa cultura. Afinal, qual brasileiro não ama aquela carninha gostosa feita na churrasqueira? Ah! E não deixe de compartilhar aqui conosco o seu conhecimento sobre como fazer churrasco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *